Sou...

Impressão em renda de bilro


A renda de bilro surgiu no século XV,na Itália.Anos depois ,a arte do rendado chegou à França invadindo a Corte do Rei Luís XIV e os centros produtores de Portugal.Com a colonização portuguesa,esta arte chegou ao Brasil.Hoje devido à forte presença açoriana em Santa Catarina,as mulheres que trocam bilros”(batem os pauzinhos) concentram-se na Lagoa da Conceição,em Florianópolis.

5 comentários:

  1. Fazendo uma correção histórica sugerida no blog
    (http;//rendadebilro.blogspot.com):
    " A Renda de Bilro nasceu na Bélgica na região de Flandres e se disseminou para a Europa e o mundo, já a renda de Agulha também chamada de Renda Renascença está muito presente no estado da Paraíba é que surgiu na Itália."

    ResponderExcluir
  2. Essa sua tecnica, vc usa a renda para fazer a impressão?????

    ResponderExcluir
  3. Uso sim,dependendo da textura do bordado e renda.Fui experimentando e gostei dos resultados.Que bom que te interessaste.estou a disposição.Beijos

    ResponderExcluir
  4. Não me interessei por motivos obvios eu jamais faria esse tipo de sacrificio com a renda. É uma pena que vc não sabe desenhar ,pois as rendeiras levam semanas para fazer uma toalha de renda , e as pessoas usam como molde, é um absurdo o estrago que faz a renda.....desculpe mas me revolta quem pega a renda para fazer molde.Aprenda a pintar e não estrague as rendas.India Brazil

    ResponderExcluir
  5. Não as estrago de forma alguma,inclusive elas me são muito valiosas ,principalmente pelo valor estimativo.Daí a importância de poder divulgar e valorizar o trabalho das rendeiras e bordadeiras.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo Comentário...